Toxina Botulínica (BOTOX®)
A Toxina Botulínica, mais conhecida como BOTOX® é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença.
Para o uso estético é indicado para rejuvenescer, suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto, principalmente região dos olhos e testa. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.

O objetivo principal da aplicação da Toxina Botulínica é eliminar as características que denotam o envelhecimento. Isso acontece por diversos fatores que com o passar dos anos se agravam como, a pele perde a elasticidade e assim surgindo rugas, pela queda dos tecidos, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea.
Orientação ao Paciente
O início do efeito da toxina botulínica ocorre entre 3 a 4 dias após a injeção e seu efeito pleno aparece em 10 a 15 dias.
O efeito deve durar 4 a 6 meses em média. Este período pode ser maior ou menor. Varia de paciente para paciente.
Depende de muitos fatores, mas há pessoas que metabolizam mais rápida ou lentamente o da Toxina Botulínica (BOTOX®), fazendo realmente durar mais ou menos. Claro que a qualidade e a quantidade da Toxina Botulínica (BOTOX®) influenciam diretamente na duração também.
A aplicação de Toxina Botulínica (BOTOX®) é perigosa?
Não. O medicamento é testado desde 1984 nos Estados Unidos e foi liberado pelo FDA americano – o órgão para controle de medicamentos mais rigoroso do mundo. O Ministério da Saúde do Brasil libera seu uso desde 1992. O uso inicial da medicação foi destinado a pessoas que tinham espasmos musculares. Mais recentemente, passou a ser usado também em medicina estética.
Vale ressaltar que a ação da toxina não atinge o Sistema Nervoso Central (SNC) já que, em situações normais, ela não ultrapassa a barreira hemato-encefálica, ou seja, não atinge o cérebro.
Como a Toxina Botulínica (BOTOX®) é aplicada?
É aplicada através de uma micro agulha, em pequenas quantidades e de forma precisa sobre o local desejado. Como a quantidade a ser aplicada é muito pequena, a dor é mínima, mesmo assim podem ser utilizados cremes anestésicos ou medicamentos caso indicados para diminuir este desconforto, que se caracteriza por leve ardência.
A Toxina Botulínica (BOTOX®) é injetada nos músculos que causam as rugas do dia-a-dia. Músculos que se contraem excessivamente quando você franze as sobrancelhas, sorri ou faz caretas. Estes músculos são na testa e em torno dos olhos ou da garganta. As injeções param impulsos de nervo de mover-se para os músculos injetados, assim que os músculos relaxam e a pele olha mais lisa.
Qual a vantagem desse tratamento?
A vantagem da aplicação da Toxina Botulínica (BOTOX®) é a possibilidade de reduzir as linhas de expressão de forma simples e rápida através de um ambiente clínico. A Toxina Botulínica (BOTOX®) é diferente da cirurgia plástica e o procedimento é feito em ambiente clínico.
Recomendações Pós-Aplicação
Seguir as recomendações pós-aplicação feito pelo médico profissional é imprescindível. As recomendações mais comuns são de evitar exposição ao sol, não deitar-se por 4 horas, não realizar atividades físicas no dia da aplicação e não tocar nem massagear a área tratada. Já movimentos normais do rosto como falar, sorrir e realizar outras expressões que são habituais não são prejudiciais ao rosto.
Contraindicações
Contraindicações em mulheres na gravidez ou em amamentação, alergia ao produto entre outras causas particulares.